BDM >
Monografias de Especialização >
Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10483/2158

Files in This Item:

File Description SizeFormat
2011_DelmaGomesLima.pdf656,87 kBAdobe PDFView/Open

Título: O desempenho escolar de estudantes com deficiência auditiva no contexto municipal de ensino de Alexânia – GO
Autor(es): Lima, Delma Gomes
Orientador(es): Cavalcanti, Maria Mônica Pinheiro
Assunto: Surdos - educação
Desempenho escolar
Professores de educação especial - formação
Educação inclusiva
Data de apresentação: 16-Abr-2011
Data de publicação: 18-Nov-2011
Referência: LIMA, Delma Gomes. O desempenho escolar de estudantes com deficiência auditiva no contexto municipal de ensino de Alexânia–GO. 2011. 67 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Social)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília. 2011.
Resumo: A presente monografia objetivou analisar o desempenho escolar de estudantes com deficiência auditiva no contexto municipal de ensino de Alexânia-GO. O trabalho pretendeu contribuir para compreensão do processo de inclusão de estudantes com deficiência auditiva, matriculados no sistema regular de ensino, favorecendo a compreensão de fatores que tem prejudicado o desempenho escolar destes alunos. A monografia faz uma breve abordagem da concepção da surdez ao longo da história, enfoca a relevância da formação do professor na educação de alunos com deficiência auditiva, discute a perspectiva educacional inclusiva. Participaram do estudo três professores, três estudantes com deficiência auditiva do ensino fundamental de três diferentes escolas regulares de Alexânia-GO e suas respectivas mães. Os instrumentos utilizados para construção dos dados foram questionários e observações em sala de aula e momentos de recreio dos alunos. Como resultados, a pesquisa aponta que o processo escolar dos estudantes com deficiência auditiva não está sendo efetivo nem eficaz. Os estudantes surdos, foco deste estudo, foram inseridos em escolas regulares as quais não apresentaram condições para o efetivo processo de aprendizagem e de inclusão escolar, por ausência de recursos, de formação específica dos professores no âmbito da educação inclusiva, bem como de atendimento educacional especializado ao estudante surdo. Portanto, o presente estudo constatou que os estudantes surdos investigados foram inseridos na sala de aula comum, porém têm sido excluídos da possibilidade de aprender e ser feliz dentro do espaço escolar. Enfim, verificou-se uma necessidade emergente de organização do espaço escolar com vistas ao pleno acolhimento das diferenças e promoção da inclusão educacional e social de todos os estudantes de forma a garantir que o propósito da educação de qualidade se efetive de fato e de direito.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar

Este item está licenciado na Licença Creative Commons
Creative Commons

Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.

 

Site Creative Commons Site Oaister Sítio IBICT Universidade de Brasília
Fale conosco  |  Estatísticas
Copyright © 2008 MIT e HP. Todos os direitos reservados.