BDM >
Monografias de Graduação >
Educação Física >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10483/5476

Files in This Item:

File Description SizeFormat
2012_AntonioMagnoBarbosaBarros.pdf422,74 kBAdobe PDFView/Open

Título: Iniciação esportiva no ensino fundamental : estudo de caso da Escola Estadual de Tempo Integral Trajano Coelho Neto de Paraíso do Tocantins
Autor(es): Barros, Antonio Magno Barbosa
Orientador(es): Carneiro, Fernando Henrique Silva
Assunto: Esportes e educação
Educação física (Ensino fundamental)
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 28-Jun-2013
Referência: BARROS, Antonio Magno Barbosa. Iniciação esportiva no ensino fundamental: estudo de caso da Escola Estadual de Tempo Integral Trajano Coelho Neto de Paraíso do Tocantins. 2012. 43 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Porto Nacional-TO, 2012.
Resumo: A iniciação esportiva nas séries iniciais do Ensino Fundamental é de grande relevância para o desenvolvimento esportivo. Este trabalho monográfico tem como objetivo compreender a percepção sobre a Educação Física, a relação/diferença entre Educação Física escolar e os projetos de esporte e lazer, além de identificar a visão dos alunos que participam dos treinamentos esportivos e a Educação Física na Escola Estadual de Tempo Integral Trajano Coelho Neto de Paraíso do Tocantins. Utilizamos a metodologia de dados referenciais teóricos que tratam da iniciação esportiva e a de pesquisa de campo, onde foram abordadas as análises quantitativas e qualitativas realizadas nas pesquisas com os alunos. Os resultados encontrados deixaram evidente a importância da Educação Física para o desenvolvimento e a formação do aluno, contribuindo para sua interação, desenvolvimento e cidadania. Conclui-se que nos dias atuais, com a evolução da Educação Física a iniciação esportiva não é apenas uma simples prática de esporte, desempenhando um papel relevante nos desenvolvimentos motores, psicológicos e sociais dos alunos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Programa Universidade Aberta do Brasil, Licenciatura em Educação Física, Pólo Porto Nacional-TO, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física

Este item está licenciado na Licença Creative Commons
Creative Commons

Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.

 

Site Creative Commons Site Oaister Sítio IBICT Universidade de Brasília
Fale conosco  |  Estatísticas
Copyright © 2008 MIT e HP. Todos os direitos reservados.