BDM >
Monografias de Especialização >
Educação na Diversidade e Cidadania - EJA >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10483/5856

Files in This Item:

File Description SizeFormat
2010_GedaisHolandaDeAguiar_JoseaneMariaDaRochaHolanda.pdf917,65 kBAdobe PDFView/Open

Título: Resgate da 3ª idade à EJA
Autor(es): Aguiar, Gedais Holanda de
Holanda, Joseane Maria da Rocha
Orientador(es): Sousa, Carlos Alberto Lopes de
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Idosos
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Motivação na educação
Idosos - educação
Data de apresentação: Jul-2010
Data de publicação: 15-Ago-2013
Referência: AGUIAR, Gedais Holanda de; HOLANDA, Joseane Maria da Rocha. Resgate da 3ª idade à EJA. 2010. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010.
Resumo: O projeto “Resgate da 3ª Idade à EJA” tem como principais objetivos o resgate e o incentivo aos idosos para retomarem os estudos a partir de uma participação efetiva do professor junto ao educando para proporcionar aos mesmos subsídios que garantam esse regresso e permanência, uma vez que são muitas as dificuldades impostas pela vida e até mesmo pelos próprios idosos no que se refere aos estudos. Os empecilhos relatados por vários dos estudantes são: cansaço após um dia árduo de trabalho, cuidar dos afazeres domésticos, e muito mais. As desculpas são inúmeras. Embora os estudantes idosos apresentem muitas dificuldades para se organizarem, muitos deles vêem o estudo como uma oportunidade única de serem pessoas ainda melhores e até mesmo de darem exemplo aos filhos e netos a aproveitarem o momento e o tempo que tem para estudar e ter um futuro melhor e mais digno. Pelo fato desses idosos não terem um estudo adequado, muitos dos seus filhos também não o tem e os filhos dos filhos e assim por diante. O projeto busca ajudar a essas pessoas a reconhecerem que necessitam a cada dia de uma melhor formação educacional, pois alguns estão também procurando melhorar os seus conhecimentos pelo simples fato de anotar um recado ao telefone ou até mesmo saber pegar um ônibus sem ter de perguntar para alguém.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.
Coorientador(es): Ribeiro, Elvira Rodrigues
Licença: Item depositado a partir de autorização concedida pelo autor à Faculdade de Educação.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA

Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.

 

Site Creative Commons Site Oaister Sítio IBICT Universidade de Brasília
Fale conosco  |  Estatísticas
Copyright © 2008 MIT e HP. Todos os direitos reservados.