BDM >
Monografias de Graduação >
Química >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10483/5913

Files in This Item:

File Description SizeFormat
2013_JeanPauloLoiolaLima.pdf502,89 kBAdobe PDFView/Open

Título: O compromisso ético do professor da área de ciências com a realidade social e a formação cidadã : uma breve reflexão
Autor(es): Lima, Jean Paulo Loiola
Orientador(es): Gauche, Ricardo
Assunto: Ética
Professores de ciência - formação
Professores de química
Data de apresentação: 24-Jul-2013
Data de publicação: 28-Ago-2013
Referência: LIMA, Jean Paulo Loiola. O compromisso ético do professor da área de ciências com a realidade social e a formação cidadã: uma breve reflexão. 2013. 34 f. Monografia (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Cada vez mais o cidadão tem sido instado a tomar decisões acerca dos variados temas em debate em nosso país. Recentemente, vultosas manifestações ganharam corpo nas ruas brasileiras e, como consequência, muito se tem discutido sobre a participação popular no processo decisório de grandes temas nacionais. A motivação maior da reivindicações populares passa pela adoção, por parte dos agentes estatais de práticas morais alinhadas ao interesse ao do povo. De pano de fundo, tem-se aqui o debate ético e sua repercussão como prática moral no dia a dia. Nesse contexto cabe refletir como a atuação do professor pode contribuir na formação ética do educando. O presente trabalho objetiva discutir, a partir da reflexão de pensadores da Renascença até Educadores contemporâneos a necessidade do componente ético na prática docente. Inicialmente trataremos da questão sob um espectro mais amplo, não delimitando área do conhecimento e enfatizando, portanto, que o compromisso do desenvolvimento ético, que ultrapasse as fronteiras do conteúdos, é dever inerente à atuação do professor de maneira geral. É tratado em seguida como esse pensar ético pode e deve ser conduzido na prática docente do professor de ciência. Delimitando um pouco mais, se falará da possibilidade e da necessidade de o professor de Química trazer o discurso ético, compromissado com formação cidadã e com os valores coletivos, para dentro das salas de aulas. Ao desenvolver o tema, serão trazidos questionamentos à ética vigente de valores individualistas tendo como alternativa a promoção da igualdade entre as pessoas e o compromisso com a cidadania a partir de abordagem de temas que capacitem o sujeito a influenciar na realidade e atuar como vetor da busca de uma sociedade humanista e fraterna.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2013.
Aparece na Coleção:Química

Este item está licenciado na Licença Creative Commons
Creative Commons

Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.

 

Site Creative Commons Site Oaister Sítio IBICT Universidade de Brasília
Fale conosco  |  Estatísticas
Copyright © 2008 MIT e HP. Todos os direitos reservados.